domingo, 3 de maio de 2009

Pastor Suiço...no Piódão!















Foi um passeio ao Piódão...recomendo, a aldeia é linda!

A aldeia do Piódão é uma das dez Aldeias Históricas de Portugal.

Pela serra acima, por uma estrada estreita e sinuosa, eis que no meio do nada...a seguir a uma curva, vislumbramos um presépio. Isso mesmo, um presépio!

A aldeia de xisto (com uma ou outra excepção), aparece-nos assim bela, encaixada no verde das Oliveiras, Pinheiros, Carvalhos e Castanheiros, em escadaria num vale da Serra do Açor. (Conseguimos fotografar um Açor - Ave de rapina que deu o nome à Serra).

Por estes caminhos, a Serra é um pouco agreste, de vegetação rasteira, com um pinhal aqui e acolá...que sobreviveu ao "ataque" dos pirómanos.

É Primavera e a Serra parece uma paleta de cores, onde predomina o amarelo das Giestas e das Carquejas com salpicos aqui e acolá de lilás das Urzes. O degradê dos verdes...dos líquenes a cobrir as rochas...é só passar para a tela e dar asas à imaginação!

Por lá andámos em muito boa companhia e numa "quelha" (ruela), aparece-nos este belo cão branco que mais parecia um Pastor Suiço. Muito brincalhão, meigo e doce...apatecia-me metê-lo no carro e trazê-lo connosco! Vivia lá...segundo o dono...um rapaz da aldeia...dormia num curral e durante o dia andava à solta...fora-lhe oferecido por alguém duma aldeia próxima em que uma cadela Samoiedo teve uma ninhada de rafeirinhos...a avaliar por este devem ter nascido lindos...Pastores Suiços! :)



"Haverá sempre, em algum lugar,um cão abandonado que me impedirá de ser feliz..."

Jean Anouilh

5 comentários:

Geovana disse...

Oi amiga
Que lugar lindo!
Sabe, também tenho esse problema de não ser 100% feliz por ver as crições de Deus abandonadas. No passeio da Chapada tinha uma cadela de dar dó, mas só pude orar por ela.
Bem, façamos nossa parte, sempre.

Beijo.

Henrique disse...

Oi prima!

De facto, quem conhece esses recantos de Portugal só pode desejar voltar. E que saudades eu tenho!

Mas ficará lá mais para o Verão...

Cumprimentos em casa!

Henrique

ORIGAMI de Paula Gallo disse...

Miga protectora dos animais,

És fabulosa!!
Adoro consultar o teu blog. Qualquer dia faço um. Fico sempre com a ideia de que não sei escrever...mas tu... acordas os meus sentidos. Já tive um blog começado com o nome de Nina...mas não teve seguimento. Tenho de agarrá-lo de novo.
Beijos
Paula Gallo

Tombazana disse...

Geovana amiguinha, muito obrigada. Como estás?
Um beijinho grande daqui deste cantinho europeu.

Priminho...então o encontro está marcado...lá mais p'ró Verão. Muitos beijinhos para todos.

Nina miguinha...venham daí esses escritos...já estou à espera...tu és uma doce ternura...adoro-te, um grande beijinho

quira disse...

olha a minha linda Quira a fazer olhinhos ao borracho. Até fazem um casal maravilhoso (ela é que não gosta de muitas confianças e já esta esterilizada).
bjs da mana,
Pina