quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bolo de Fubá...















Sou celíaca...portanto alérgica ao glúten!

Ainda ando às voltas com esta situação...é que adoro pão...o pão alentejano!

Adoro chamuças! Não resisto!

Em 2007, mais concretamente em Outubro(ainda tive 10 meses felizes) após n exames...sou celíaca!!!!

E AGORA!!!! Só se coser a boca com agulha e linha!

Sim sim...as minhas torradas fabulosas, a açorda, as sopas da panela!

Continuaria aqui a listar as minhas iguarias que nem o Pantagruel chegaria...

JÁ NÃO POSSO IR A UMA PASTELARIA!!!!!!!!!COMO O QUÊ?????? (COMO DE COMER...eh, eh)

Fase seguinte:

Para trás é passado e quem vive do passado é Museu!!! (onde é que eu ouvi isto!?)

Como não quero ser MUSEU...e coser a boca não me parece ser a escolha acertada, toca a fazer experiências e a pesquisar muito, no sentido de poder cumprir o que para mim é proíbido - COMER GLÚTEN!

Começaram por me oferecer uma máquina de fazer pão :(

Uma verdadeira derrapagem...mistura de farinhas sem glúten...do Celeiro...insucesso garantido...é como comer esferovite!!!
De outras vezes nem um tubarão conseguiria enterrar os dentes no pedregulho que tirei da máquina, vulgo , pão!!! Parecia que estava a fazer tijolos para uma casinha à beira mar (um dos meus sonhos). Vai-se ver e até dá...

Desisti de fazer o meu pão. (Ponto!)

Como desistir é próprio dos fracos...e nessa não estou...faço belíssimos pães com farinha normal para a malta cá de casa que não têm culpa de ter uma mãe "esquisita". Mas nem os provo! :( Só os cheiro!

Ainda hei-de descobrir como fazer pão alentejano sem glúten...(parece-me que é como fazer omoletes sem ovos!será?).

Agora bolos...já começo a dar cartas...depois de alguns desastres...deixo aqui uma receita provada e comprovada...e a opinião é *****.

Ingredientes:

5 ovos inteiros
1 copo de leite de coco
1 pacote de natas 200 ml (os mais peq)
3 colheres de sopa bem cheias, de manteiga (mesmo manteiga)
2 1\2 chav. de açúcar amarelo
2 chav. de chá de farinha de milho (fubá de milho)
1 chav. de chá de farinha de arroz
1 colher de chá de pó royal

Preparação: Muiiiiiiito simples

Bater tudo no copo liquidificador.

Vai ao forno pré-aquecido a 180º, em forma untada e polvilhada, durante 40 minutos.

Eu faço num tabuleiro...daí a foto.

Podemos substituir:

As natas por 1 yogurte natural...já testei e fica muito bom tb.

A manteiga por meia cháv. de chá de azeite...o bolo fica mais compacto, mas igualmente bom.

O coco por um copo de sumo de laranja...muito bom tb.

Para terminar...vai uma caminhada no paredão p'ra mandar abaixo essas calorias!

15 comentários:

Geovana disse...

Esta com um aspecto bem bonito... um bolo de fubá com um café quentinho...ai, ai...deu até vontade.

Salva disse...

Questa ricetta l'ho salvato adesso Tombazana. La proveró:)

In un ristorante portoghese, il piú vecchio che cé a Colonia (ci vado per mangiare e esercitarmi nella vostra lingua), dopo una bistecca con insalata e patate, il padrone del ristorante mi ha offerto un pudim flam! con mandorle sopra, bagnato con liquore di mandorle.
Leggero e´gustosissimo!!
Ma non trovo la ricetta giusta su internet :S
Só peró che é una specialitá da voi in Portogallo. Molto buono, é somiglia anche a quello della foto!
È solo un altra variante?

Guardate qui: http://farm4.static.flickr.com/3619/3467109568_e87ae91f80.jpg



beijos,
Salva :)

Manel disse...

Bem,

Agora fizeste-me regredir à infância nas fazendas do interior de S. Paulo, onde havia sempre bolo de fubá.

A receita era praticamente a mesma, mas com algumas sementes de erva doce pela massa.

Excelente!

Manel

Juan C. Aguero disse...

Hello Tombazana, eso parece rico.

Paulo Ferroni disse...

"Tavamos" a ver que essa receita nunca mais escorregava pra este lado. Vai direitinha para a minha lista do "to do". Um destes dias.

Tou cheio de comichões para conhecer melhor o Piodão.

Muitos beijinhos dos Paulos

Tombazana disse...

Amiguinha...toca a experimentar e com as variações que recomendo. Beijinhos

Salva, amigo...espero que o pudim de ovos tenha corrido bem...esta receita é muito boa...beijinhos

Amiguinho Manel...interior de S. Paulo??? Deve ter sido fantástico!
Há dicas para variar este bolo? Muitos beijinhos.

Amigo Juan...é para testar...obrigado e beijinhos

Os amiguinhos "Paulos" ...toca a fazer e mais coisas boas daquelas que fazem :) sempre tão boas :)Um grande beijinho

Salva disse...

Ciao Tombazana,

purtroppo cara amica, non mi é riuscito bene il puddim :(
Sicuramente ho capito male io la ricetta e ho fatto l'errore di usare troppo zucchero.
Come dissi, l'avevo mangiato nel ristorante portoghese qui a Colonia, li era buonissimo!! E sono sicuro che é ancora piú buono come lo fai tu! Ma a me non é riuscito purtroppo.
Proveró di nuovo questo weekend. Sicuramente ho capito male il dosaggio, boh.


beijinhos,
Salva :)

Paulo Ferroni disse...

Olá

vai mas é ver o que eu fiz ao teu bolinho de fubá, tão candido, tão clean...

Bjs

dyanna disse...

I think it's really good

Geovana disse...

Cadê você? Manda notícias! Beijo.

Natalina Cóias disse...

olá Manela!quero que saibas (e acho que já te disse isto mais vezes...)que és uma inspiração para qualquer pessoa! transbordas boa energia e cor ( e sei que ás vezes nem te sentes assim!). consegues contagiar com a tua alegria qualquer pessoa que esteja perto de ti.
a Pina tem muita sorte em te ter como mana...se eu tivesse uma mana verdadeira gostava que fosse como tu!
mil beijocas!

Tombazana disse...

Estarei de volta de novo...a pouca energia ou a quase falta dela tem-me afastado um pouco destas lides...prometo recomeçar.

Salva, Paulo, Dyanna, Geovana e tu Natalina que és mesmo minha mana, um grande beijinho a todos e um grande Bem-Hajam.

quira disse...

A Natalina é uma invejosa, eu é que sou a verdadeira mana! E ~mana como esta não há nenhuma!
adoro-te mana;
bjs Pina
ps. A Natalina também é uma maninha do coração

Pintarriscos disse...

isso de se andar por aqui a fingir que se tem um blog também é muita giro, sim senhora...dona Pina, não fiques com cíumes...Adoro-te amiga!agora vê lá se crias um blog a sério! beijos gordos!

Pintarriscos disse...

bora pintar as unhacas?!