sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A praia da minha juventude - BILENE



Guardo boas recordações e tenho muitas saudades daquele tempo.

O tempo tinha muito tempo.

Agora à distância desse tempo, parece-me que não reparei como devia naquilo que me rodeava...se fosse hoje, pararia no tempo para ter tempo para saborear muito mais ainda.

Aquele beijo com aquela saudade...kanimambo

Lua Cheia - Perseguição


Uma destas noites...a caminho da Fnac ia eu mais uma das minhas filhas...e tudo começou à porta de casa...

A noite estava linda! O luar era a nossa luz e a lua era enorme - Lua Cheia!

Lá estava ele sempre a acompanhar-nos. Curva, contra curva e...sempre! Rotunda, vira à direita, segue em frente e...sempre! Esquerda, vai em frente, vira e...sempre! Sempre a perseguir-nos!
De volta a casa...a luta continua...(onde é que eu já ouvi isto?). Não é que ele nos continuava a seguir!? Fantástico! E então?

Tanto mal fez por ter trabalhado a um Domingo, (naquele tempo o Domingo era sagrado - não se podia trabalhar), o desgraçado andava a cortar mato, "roçar silvas", na expressão do meu pai, para dar aos animais que estavam no curral, pois aquele Inverno de tão rigoroso não permitia que fossem pastar. Pois é, tramou-se!

Deus castigou-o e pô-lo na lua, (não foi assim que me contaste esta estória pai?).
E não é que aquela imagem da lua grande linda e luminosa, parece que tem um homem com um molho de mato às costas...o tal da perseguição, o tal que foi castigado, e que por tal castigo ainda hoje está na lua...pobre homem...

Se fosse hoje já a lua tinha caído com o peso de tantos castigos, pois, com esta vida só nos resta mesmo trabalhar também aos domingos, caso contrário temos que entregar o que nos resta ao Grego! Tenho para mim que um dia destes também vou parar à lua...

PS: Tentem ver o tal homem com o molho de silvas às costas!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Desassossego

"Como todo o indivíduo de grande mobilidade mental, tenho um amor orgânico e fatal à fixação. Abomino a vida nova e o lugar desconhecido."

Bernardo Soares
Livro do Desassossego

E não é que eu sinto o mesmo...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O TEMPO FAZ CARETAS

Visto que não há regresso
E o tempo está de mau cariz,
Viremos o dia do avesso
Para ver como é, primeiro.

A carranca dum velho ou o traseiro
Prazenteiro dum petiz?


Alexandre O'Neill (Poesias Completas)

PARABÉNS MÃE

Sei que de computadores não pescas nada...que destas coisas da net...perguntas muitas vezes "o que é isso?"

Pois é, não sabes, não queres saber e tens raiva de quem sabe...(onde é que eu já ouvi isto?) e nem imaginas o que por aqui se passa! Pois é mãezinha mas isso agora não interessa nada!

Hoje fazes 77 aninhos! PARABÉNS! Temos-te e queremos que continues connosco SEMPRE! Tenho muitas tarefas para ti mãe...quem me trata do jardim? Sim do jardim...tudo o que metes na terra dá flôr! Só mesmo tu mãe!

Não queremos mais sustos...sabes do que estou a falar...já passou e não se fala mais nisso, ponto final!

Tu fazes cá muita falta...e os desabafos...com quem os faço sim diz lá? Os passeios à beira mar...os teus miminhos (os teus conselhos e as tuas preocupações connosco, sempre)! E aquela teimosia? Como se resolve se depois não tenho com quem teimar? Tu sabes tudo...ás vezes as tuas netas e a minha mana dizem-te o contrário...mas a tua vai avante...é isso aí MULHER MÃE e AVÓ!

Olha...aquele bolo que fazes sempre aos fins de semana, sempre inventado e sempre tão bom...hoje sou eu que o faço, não ficará tão bom como teu...mas o carinho esse está lá todo!


Beijo-te sempre, eu a minha mana que adoro e as tuas netas!

PS: Logo vais-te sentar em frente do monitor e dirás..."mas eu não percebo nada disto" e eu dir-te-ei ...então lê lá minha querida mãe...

Afinal há coincidências

Ele há cada uma...então passo a contar...fui ao IKEA ontem à noite com uma das minhas filhas. Até aqui nada de interessante, não fora o caso de, no meio das prateleiras a minha filha encontrar um casaco "perdido".
Entrega-o a um funcionário que passava na altura, é que com o calor das luzes a dona do casaco (sim digo bem - dona do casaco) atirou com ele para as prateleiras.

Hoje pela manhã...no meu habitual passeio à beira Tejo "No comboio descendente de Belém à Cruz Quebrada ia tudo à gargalhada...uns por verem rir os outros e os outros sem ser por nada", já cantava Zeca Afonso, vão duas amigas na galhofa e eis senão quando ouço isto..."Sabes que voltei a perder o meu casaco? Desta vez foi no IKEA,...e olha apareceu...alguém o entregou nas informações...ainda não é desta que fico sem ele". Qual cara de espantada, viro-me e é o mesmo casaco, eis a dona do dito!

Cá p'ra mim que ninguém nos ouça...vou jogar no euromilhões, que esta deve dar sorte.

Será que é desta que mudo de vida?!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mudar de vida

Vou estar por aqui....tentarei "alimentar " este blog com alguma assiduidade pois estou-me a iniciar nestes desabafos....acho interessante interagir desta forma.....silenciosa mas muito activa!

Mais uma manhã de comboio à beira Tejo.....sou uma privilegiada! É mesmo....pois é lindo este percurso.....de Cascais ao Cais do Sodré....só tenho pena que ande tudo adormecido...ah pois é....tudo a ler aquela profusão de pseudo jornais para todos os gostos, a saber: Metro; DestaK, Meia-Hora; Sexta Feira; Global, e parece-me que me faltam alguns...eu cá vou lendo..."Pensei que o meu pai era Deus" a dá-me cá uma vontadinha de mudar de vida! É que o Paul Auster conta cada estória que quase apanho logo o mesmo comboio de volta e mando tudo às urtigas!