sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bastante actual...



"De tanto ver triunfar as nulidades;
De tanto ver crescer as injustiças
De tanto ver agigantarem-se os
poderes nas mãos dos homens.
O homem chega a desanimar-se da
virtude, a rir-se da honra
E a ter vergonha de ser honesto"
...
"Eu tenho saudade do que não vivi. Tenho saudade de lugares onde não fui e de pessoas que não conheci. Tenho saudade de uma época que não vivenciei, lembranças de um tempo que mesmo sem fazer parte do meu passado, marcou presença e deixou legado. Esse tempo, onde a palavra valia mais do que um contrato, onde a decência era reconhecida pelo olhar, onde as pessoas não tinham vergonha da honestidade, onde a justiça cega não se vendia nem esmolava, onde rir não era apenas um direito do rei..."

Ruy Barbosa
1849-1923
Jurista, Escritor, Político, Diplomata e Ensaísta

Arrisco dizer que este Grande Senhor poderia ter dito isto hoje...sim, hoje mesmo numa qualquer entrevista que lhe fizeram pela manhã...até poderia ter sido o João Adelino Faria(que gosto tanto de ouvir), do Rádio Clube Português, no programa da manhã "Minuto a minuto"!

Tristemente só posso concluir que humanamente involuímos, que a humildade está ao preço do petróleo e assim não chegamos lá...

1 comentário:

Geovana disse...

Vc tem total razão. Às vezes ouço músicas tão antigas, músicas da época da ditadura brasileira, por exemplo, e me parece tão atual que me dá uma tristeza... Sabe que Ruy Barbosa já se foi a tanto tempo...